Sandro Régis destaca aprovação de MP que permite renegociação das dívidas dos produtores de cacau




O deputado estadual Sandro Régis (Democratas) destacou nesta quinta-feira (29) a aprovação da medida provisória (MP) 1016/20, que prevê renegociação extraordinária de dívidas perante fundos constitucionais. Entre outras, o texto base da MP permitiu a renegociação das dívidas dos produtores de cacau. Com isso, estes produtores poderão renegociar os débitos com descontos de até 80%, em dez anos, com início do pagamento em 2023. A proposta segue, agora, para o Senado.




Régis tem sido uma voz atuante na defesa da cultura cacaueira. Recentemente, por exemplo, o deputado criticou a falta de investimentos na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e defendeu o fortalecimento da entidade, que é referência em pesquisa e inovação.




"Fico muito feliz e satisfeito com essa aprovação pela Câmara dos Deputados. Sem dúvidas, é um grande alívio para os produtores do cacau, que sofrem há anos com a falta de incentivo e com a falta de investimentos na Ceplac, que é um órgão fundamental para impulsionar a produção. Nosso desejo, agora, é que o Senado possa também aprovar e que essa medida entre em vigor", afirmou Régis.

Em 2019, Sandro Régis promoveu uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para debater a situação da cadeia produtiva do cacau, com a presença de diversos representantes do setor e parlamentares. "Foi um momento importante em que reunimos representantes do setor e pudemos debater profundamente os problemas", recorda.

O deputado ainda destacou que a cultura cacaueira deu uma contribuição significativa à economia brasileira, mas que a falta de incentivo e investimentos prejudica seu desenvolvimento. "Sabemos que muitas dessas dívidas ocorreram porque muitos produtores fizeram grandes investimentos com base em um pacote do governo, que não deu resultado e trouxe muitos prejuízos", frisou.
Sandro Régis destaca aprovação de MP que permite renegociação das dívidas dos produtores de cacau Sandro Régis destaca aprovação de MP que permite renegociação das dívidas dos produtores de cacau Reviewed by Giro Ibirataia on quinta-feira, abril 29, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM